O processo seletivo acontece duas vezes ao ano para mestrado e em regime de fluxo contínuo para o doutorado. O número de vagas oferecido depende da disponibilidade de orientador na linha de pesquisa pretendida. O aluno deve apresentar proposta de projeto já enquadrado nas normas éticas vigentes, o que acarreta uma interação prévia entre aluno e orientador e melhor qualidade dos projetos a serem selecionados.

A inscrição poderá ser efetuada presencialmente na secretaria ou por via eletrônica, com o envio de documentos em formato pdf  para o email do Programa (ppg.fmrprdf@usp.br).  Não serão aceitas inscrições de candidatos que apresentem documentação incompleta ou fora do período determinado pelo edital do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional. Eventual aprovação no processo seletivo só terá validade por um semestre, obedecendo-se a norma de que a matrícula de todos os candidatos aprovados num dado processo seletivo seja feita antes do próximo processo seletivo ou até o final do referido semestre. O candidato que for selecionado, por ocasião da matrícula, deverá apresentar uma cópia dos documentos solicitados na inscrição, juntamente com a via original para conferência e autenticação pela secretaria do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional. É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Mestrado ou Doutorado na Universidade de São Paulo.
Para maiores informações sobre o processo seletivo e para acessar outros documentos necessários para inscrição acesse os links abaixo:

Formulário-de-inscrição-e-matrícula-inicial
Carta de Ciência do Orientador

Processo Seletivo – Comunicado
Edital-SPG/FMRP-USP-RDF/17/2022

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL.
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna público a abertura de inscrições para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional para ingresso no 1º. semestre de 2022.
INSCRIÇÃO:
MESTRADO: 08 a 12 de novembro de 2021
DOUTORADO e DOUTORADO DIRETO: 08/11/2021 a 30/04/20222
Horário de Brasília: das 08:30 às 11:30 e 13:30 às 17:00 horas
Local: presencialmente, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional ou por via eletrônica ( ppg.fmrprdf@usp.br)
SELEÇÃO:
MESTRADO: de 22 a 26 de novembro de 2021
DOUTORADO e DOUTORADO DIRETO: de 22 a 26 de novembro de 2021 para as inscrições feitas no período de 08 a 12 de novembro de 2021.. As demais, até 5 semanas após a data da inscrição.
Número de vagas: 20 vagas para Mestrado -15 vagas para Doutorado e Doutorado Direto
ÁREAS: Fisioterapia e Educação Física
Informações do Programa de Pós-Graduação em REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL
COORDENADOR: Prof. Dr. Ada Clarice Gastaldi
ENDEREÇO: Rua Prof. Miguel Covian, 120 Campus/USP/Ribeirão Preto Monte Alegre CEP 14049-900.
Endereço Eletrônico: http://ppgrdf.fmrp.usp.br/ E-mail ppg.fmrprdf@usp.br
TELEFONE:(16) 3315-4585
1. Informações Gerais para inscrições e matrículas:
A inscrição poderá ser efetuada presencialmente na secretaria ou por via eletrônica, com o envio de documentos em formato pdf (endereço acima informado).
O candidato deverá entrar em contato previamente às inscrições, com um orientador do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional, para definir seu projeto de pesquisa, necessário para a seleção.
Não serão aceitas inscrições de candidatos que apresentem documentação incompleta ou fora do período determinado pelo Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional.
Eventual aprovação no processo seletivo só terá validade por um semestre, obedecendo-se a norma de que a matrícula de todos os candidatos aprovados num dado processo seletivo seja feita antes do próximo processo seletivo ou até o final do referido semestre.
O candidato que for selecionado, por ocasião da matrícula, deverá apresentar uma cópia dos documentos solicitados na inscrição, juntamente com a via original para conferência e autenticação pela secretaria do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional.
É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Mestrado ou Doutorado na Universidade de São Paulo.
2. Documentos Gerais exigidos para Inscrição e Matrícula:
2.1- Formulário de Inscrição e Matrícula Inicial preenchido, o mesmo está disponível no endereço eletrônico http://cpg.fmrp.usp.br/informacoes/formularios
2.2- Cópia do diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou cópia do Atestado de Conclusão constando, obrigatoriamente, data da outorga de grau obtido em curso de Graduação oficialmente reconhecido.
No caso de entrega de atestado, será obrigatória a comprovação do diploma do curso de Graduação, no prazo máximo de 01 (um) ano, contado a partir da data da matrícula na Pós-Graduação.
2.3- Cópia do Histórico Escolar da Graduação, contendo data de colação de grau (finalizado);
2.4- Cópia do diploma do Mestrado ou atestado de conclusão (ou atestado com a data prevista para a defesa da dissertação e obtenção do título de Mestre, que deverão ser anteriores ao primeiro dia de matrícula) e Histórico Escolar do Mestrado, de programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES (com conceito igual ou superior a 3), para candidatos ao Doutorado com Mestrado prévio.
2.5- 01 foto 3×4 recentes ou modelo passaporte, com fundo branco;
2.6- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (ou documento equivalente para estrangeiros);
2.7- Cópia da Cédula de Identidade (RG ou documento equivalente para estrangeiros) (não serão aceitos Registros Profissionais nem a CNH);
2.8- Cópia do Título de Eleitor (exceto para estrangeiros);
2.9- Cópia do Documento Militar (exceto para estrangeiros);
2.10- Cópia do CPF (exceto para estrangeiros);
2.11- Proficiência em Inglês: Os candidatos, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa na inscrição ao processo seletivo de ingresso, que poderá ser demonstrada com a apresentação de uma cópia do Certificado de proficiência em inglês. Serão aceitos os exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS, CAMBRIDGE ou Michigan, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima para o Mestrado e 70% para Doutorado, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo do Programa. Outros exames equivalentes poderão ser analisados pela CCP mediante solicitação do candidato;
2.12- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais), a ser pago por meio de boleto bancário, pagável até 7 (sete) dias após a emissão do boleto, disponível no endereço eletrônico http://boletos.fmrp.usp.br. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.
3. Documentos Específicos do Programa, exigidos para Inscrição:
3.1- Ciência de um Professor credenciado no Programa inserido na linha de pesquisa;
3.2- Documento comprobatório de inserção do Projeto de Pesquisa junto a Plataforma Brasil / Comitê de Ética em Pesquisa;
3.3-Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES http://www.cnpq.br, sem encadernação). Os comprovantes deverão ser entregues separadamente
4. Documentos para Matrícula (além dos documentos apresentados para a inscrição):
4.1- Cópia do documento de identidade válido e de visto temporário ou permanente que autorize a estudar no Brasil. Exemplos dos referidos documentos: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE e Passaporte para candidatos estrangeiros.
Observação: Fica autorizado em caráter excepcional a inscrição e a matrícula dos candidatos estrangeiros nos programas de pós-graduação, portando apenas o passaporte com o visto de estudante, acompanhado do agendamento do Registro/Emissão de Carteira Identidade de Estrangeiro, emitido pela Polícia Federal.
Após o comparecimento do estudante a Polícia Federal, na data marcada, o interessado deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação o protocolo/documento expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, no prazo máximo de 15 dias para regularização do cadastro no Sistema Janus.
4.2 Curso Básico de Integridade em Pesquisa
O candidato aprovado deverá apresentar para matrícula de ingressante o certificado do Curso Básico de Integridade em Pesquisa Detalhes do curso e do acesso também podem ser encontrados no link do site do comitê: https://cip.fmrp.usp.br/cursos-e-workshops/curso-basico-online-de-integridade-em-pesquisa/ Não há cursos equivalentes disponibilizados. Formulário de inscrição para curso referido acima https://forms.gle/D84YQTMiQb6BGCcS9
5.5. Critérios de Seleção
Para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado direto, os candidatos serão avaliados em caráter eliminatório, pela análise com arguição do Curriculum Vitae e Projeto de Pesquisa, com notas variando de 0 (zero) a 10 (dez) em ambas avaliações. A nota do Curriculum Vitae será ponderada pela maior nota dentre os candidatos inscritos no processo seletivo.
O processo de revisão de prova poderá ser solicitado, pelo candidato no prazo máximo de 10 dias úteis a partir da data de divulgação das notas, mediante requerimento ao Coordenador do Programa.
Para o curso de mestrado, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 (seis) estarão aptos e poderão ser aceitos para ingressarem no curso de Mestrado, mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital. A nota final será a média aritmética do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae.
Para o curso de doutorado, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7(sete) e apresentar experiência prévia em pesquisa, demonstrada por, no mínimo, 1 artigo completo publicado (para o Doutorado Direto) com 1º autor e/ou submetido (para Doutorado com Mestrado prévio), estarão aptos e poderão ser aceitos mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital. A nota final será a média aritmética do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae (nota máxima 10 em cada um).
I – Análise de Curriculum Vitae com arguição – Mestrado, Doutorado e Doutorado direto Análise de Curriculum Vitae Por item CRITÉRIOS DE VALORIZAÇÃO DE TÍTULOS
1) GRADUAÇÃO
A. Área da Saúde
5,0
B. Demais áreas
3,0 Máximo computável neste item 5,0
2) PRODUÇÃO CIENTÍFICA
A. Publicação de artigos científicos em periódicos (Considerar o Qualis da Área 21 da CAPES – A1-2,0; A2-1,5; B1-1,0; B2-0,5; Demais-0,25)
0,25 – 2,0
B. Apresentação de trabalhos em congressos internacionais (05 trabalhos no máximo)
1,0
C. Apresentação de trabalhos em congressos nacionais (05 trabalhos no máximo)
0,5
D. Patentes ou registros de invenções ou software
2,0 Máximo computável neste item 5,0
3) TRABALHOS TÉCNICOS, VOLUNTÁRIOS E PARTICIPAÇÕES EM ENTIDADES ESTUDANTIS
Valor por trabalho técnico
0,2 Máximo computável neste item 1,0
4) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA NA ÁREA DA SAÚDE
Atividades profissionais e de formação / Exercício da Profissão – valor por ano
1,0
Residência, Aprimoramento ou Especialização – mínimo 360h.
3,0 Máximo computável neste item 3,0
5) PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
A. Projetos na área da saúde
Iniciação Científica ou Extensão com bolsa (mínimo de 1 ano)
3,0
Iniciação Científica ou Extensão sem bolsa (mínimo de 1 ano)
1,0
Participação em outros projetos (mínimo de 1 ano)
0,5
B. Em outras áreas
Iniciação Científica ou Extensão com bolsa (mínimo de 1 ano)
1,5
Iniciação Científica ou Extensão sem bolsa (mínimo de 1 ano)
0,5
Participação em outros projetos (mínimo de 1 ano)
0,25 Máximo computável neste item 4,00
6) INTERCÂMBIO
Valor por intercâmbio (mínimo: 6 meses)
2,0 Máximo computável neste item 2,0
Pontuação Total – Curriculum Vitae
II – Análise do Projeto de Pesquisa com arguição – Mestrado, Doutorado e Doutorado direto Análise do Projeto de Pesquisa Por item CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
1) Adequação do projeto de pesquisa do candidato à linha de pesquisa pretendida
– Máximo computável neste item 1,0
2) Relações de parcerias com outros pesquisadores
– Do próprio programa
0,2
– De outros programas da FMRP/USP
0,3
– De outros programas fora da FMRP/USP
0,5
– Pesquisadores de outros países
1,0 – Máximo computável neste item 1,0
3) Ineditismo da pesquisa proposta
– Máximo computável neste item 1,0
4) Relevância do tema do projeto de pesquisa
– Máximo computável neste item 1,0
5) Metodologia Proposta
– Máximo computável neste item 1,0
6) Domínio, fundamentação e atualização bibliográfica
– Máximo computável neste item 4,0
7) Cronograma e exequibilidade do projeto de pesquisa
– Máximo computável neste item 1,0
Pontuação Total – Projeto de Pesquisa
6. ORIENTADORES: – Mestrado (M) e Doutorado (D)
Ada Clarice Gastaldi
Adelino Sanchez Ramos da Silva
Ana Cláudia Mattiello Sverzut
Ana Cláudia Mirandôla B. Reis
Anamaria Siriani de Oliveira
Cristine Homsi Jorge Ferreira
Debora Bevilaqua Grossi
Elaine Caldeira de Oliveira Guirro
Enrico Fuini Puggina
Hugo Celso Dutra de Souza
João Eduardo de Araujo
Marisa de Cássia Registro Fonseca
Patrícia Pupim Mandrá
Paulo Roberto Pereira Santiago
Renato de Moraes
Rinaldo Roberto de Jesus Guirro