LAR – Laboratório de Avaliação Respiratória
Docente responsável: Profa. Dra. Ada Clarice Gastaldi
O LAR tem como função possibilitar a avaliação de diversos indicadores da função respiratória, em grupos de voluntários saudáveis e em pacientes, submetidos a protocolos de intervenção em Fisioterapia Respiratória. Os estudos desenvolvidos no LAR possibilitam o entendimento de mecanismos envolvidos com as diferentes técnicas de intervenção em Fisioterapia Respiratória, principalmente em pacientes portadores de doenças respiratórias ou com repercussão sobre o sistema respiratório. Está localizado na sala B1 no 2º andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2. Dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: oscilometria de impulso (IOS); medidor de óxido nítrico exalado; espirômetro; ventilômetro; manovacuômetros analógicos e digitais, para medida de pressão de boca ou pressões nasais; medidores de pico de fluxo adultos e pediátricos; oxímetro de pulso, aparelhos de pressão positiva oscilatória; aparelhos para treinamento de músculos respiratórios; aparelhos de pressão positiva expiratória, máscaras para VNI, conectores, bucais e filtros; além de computadores com softwares específicos para as avaliações descritas acima e um software próprio para avaliação de endurance dos músculos respiratórios.
LAM – Laboratório de Muco
Docente responsável: Profa. Dra. Ada Clarice Gastaldi
O LAM é um laboratório destinado à avaliação de índices de transporte de secreções respiratórias in vitro, e está localizado no 2º andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os estudos desenvolvidos no LAM possibilitam o entendimento de mecanismos envolvidos com as diferentes técnicas de intervenção em Fisioterapia Respiratória, especialmente as técnicas para remoção de secreções, podendo utilizar material biológico (secreções respiratórias) de voluntários saudáveis, animais e pacientes, principalmente portadores de bronquiectasias e doença pulmonar obstrutiva crônica. Dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: cronômetro Lerwey, computadores, impressora multifuncional, microscópios Ópticos Carl Zeiss-Germ para avaliação de transporte e ângulo de adesão, microondas, inalador, micro-ondas, freezer, máquina simuladora de tosse, e vidrarias de laboratório para armazenamento e análises.
Laboratório de Estrutura e Função do Músculo Esquelético
Docente responsável: Profa. Dra. Ana Claudia Mattiello-Sverzut
O “Estrutura e Função do Músculo Esquelético – Laboratório de Pesquisa Científica” desenvolve estudos científicos com humanos (crianças e adolescentes) e em pequenos animais. Os estudos conduzidos em humanos abordam miopatias e polineuropatias, como distrofia de Duchenne, Becker, doença de Charcot Marie Tooth, e mielodisplasias. O uso de testes funcionais e de fadigabilidade, efeitos de procedimentos de intervenção, como tratamento fisioterapêutico e uso de órteses e acompanhamento longitudinal desses pacientes, são os principais temas abordados nas referidas condições patológicas. Medidas espaço-temporais e cinemática da marcha e recursos de análise de deslocamento do centro de pressão são variáveis que complementam o conjunto de dados clínicos nestes projetos de pesquisa. Algumas destas morbidades também são analisadas por meio de testes cardiopulmonares (testes padrão ouro e testes de campo). Os estudos com pequenos animais estão centrados nas adaptações morfofuncionais e moleculares de músculos esqueléticos maturo e imaturo frente a inúmeros estímulos como desuso, imobilização, protocolos de alongamento, exercício excêntrico variando-se tempo, duração e intensidade. Os dados obtidos dessas pesquisas permitem subsidiar e delinear, passo a passo, intervenções fisioterapêuticas voltadas às morbidades crônicas e raras que acometem crianças e adolescentes.
Laboratório de Neuropatologia
Docente responsável: Profa. Dra. Ana Cláudia Mattielo Sverzut
Nesse laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa que utilizam materiais biológicos originados de animais e de humanos. A partir de amostras de tecidos biológicos, principalmente músculo esquelético, são executadas técnicas histoquímicas, histoenzimológicas, imunoistoquímicas e bioquímicas para análise de variáveis qualitativas e quantitativas. Está localizado no Depto de Patologia – FMRP e dispõe de equipamentos compartilhados com outros pesquisadores como criostato, freezers -80°C e -20°C, geladeira (-4°C), estufas, balanças de precisão, pHmetro, equipamentos para eletroforese, microscópios óticos, sistema de aquisição de imagens, sistema de análise de imagens, computadores e impressoras. Dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: microcomputador, impressoras, câmera de vídeo digital, bomba tipo vácuo, micrótomo tipo criostato com sistema automático de desinfecção, agitador magnético aquecido, microscópio tipo trinocular, bomba peristáltica, switch rock, container para armazenamento de nitrogênio líquido, software de análise de imagens Qualiview, estufa de esterilização e secagem, balança de precisão, banho termostatizado.
LAPOMH – Laboratório de Análise da Postura e do Movimento Humano
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Anamaria Siriani de Oliveira e Profa. Dra. Débora Bevilaqua Grossi
O Laboratório de Análise da Postura e do Movimento humano – LAPOMH (www.fmrp.usp.br/lapomh) é um laboratório de biomecânica humana clínica, que tem como objetivo propiciar a infra-estrutura física para o desenvolvimento de atividades de pesquisa relativas à avaliação e intervenções fisioterapêuticas em diferentes condições dolorosas, como a cefaleia, a dor lombar, a osteartrose, a disfunção femoropatelar e temporomandibular e diferentes condições que acometem o complexo articular do ombro e membro superior. Localiza-se na sala B2, no 2º andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 52 m2. Atualmente, o LAPOMH dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: dois sistemas de aquisição de sinais biológicos de bancada de 12 canais e dois sistemas de aquisição de sinais biológicos portáteis de 8 canais, licenças dos programas de aquisição de dados de todos seus equipamentos e pacotes matemáticos e estatísticos, sensores de eletromiografia ativos simples e duplo diferenciais, sistema eletromagnético de avaliação cinemática 3-D Liberty (Polhemus) com vários acessórios, plataforma de força AMTI, plataforma Balance Master (NEUROCOM), Teste Sensório Quantitativo (TSQ), máquinas fotográficas e tripés, dinamômetro manual isométrico (hand-held dynamometer- Lafayte), algômetros de pressão digital, sistema de medidas de amplitude de movimento cervical (Cervical Range of Motion Instrument – CROM) paquímetros digitais e condicionadores de sinais para plataforma de força, células de carga. Recentemente, foi adquirido o Multi Cervical Unit (MCU) que é um sistema que mensurar força isométrica dos músculos cervicais e a amplitude de movimento do segmento cranio-cervical em seus três eixos.
LAFAP – Laboratório de Avaliação Funcional dos Músculos do Assoalho Pélvico
Docente responsável: Profa. Dra. Cristine Homsi Jorge Ferreira
O Laboratório destina-se a realização de pesquisas clínicas relacionadas aos músculos do assoalho pélvico em diversas fases do ciclo vital feminino. As pesquisas desenvolvidas neste laboratório têm investigado a eficácia de recursos e métodos fisioterapêuticos no tratamento das disfunções do assoalho pélvico feminino, bem como a confiabilidade de instrumentos destinados a avaliar a função destes músculos e os sintomas que caracterizam suas disfunções. Busca-se soluções tecnológicas e a construção de protótipos que possam simular as funções do assoalho pélvico e contribuir para instruir pacientes e estudantes a cerca das disfunções e sintomas que acometem as mulheres ao longo de seu ciclo vital, com destaque para a incontinência urinária. As pesquisas realizadas no Laboratório contam com a colaboração de vários pesquisadores internacionais. Localiza-se na sala B13 no 2º andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2. Os equipamentos disponíveis incluem computadores, eletromiógrafos, perineômetros, equipamentos de eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico, balança de alta precisão para realização de “pad test” e 1 equipamento de eletroestimulação vaginal com eletrodos.
LARE – Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio
Docente responsável: Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu
O laboratório tem o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas com o controle postural de diferentes faixas etárias e em diferentes populações (idosos, indivíduos com osteoartrite, indivíduos com lesão medular, entre outros) a fim de entender melhor as características das diferentes populações estudadas, incluindo a importância dos sistemas sensoriais e de variáveis biomecânicas sobre o equilíbrio semi-estático e dinâmico. Além disso, as pesquisas desenvolvidas no LARE também propõem e avaliam diferentes abordagens fisioterapêuticas para melhora do controle postural. O Laboratório localiza-se na sala B15 do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2. O LARE dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: Gaitrite, eletromiógrafo de 12 canais, plataforma de força, sistema Polhemus, mesa flexo-extensora com avaliador de torque, avaliador de torque para músculos dorsiflexores de tornozelo, dinamômetro de preensão palmar, cardiofrequencímetros, oxímetro de pulso, computadores.
LAFIC – Laboratório de Modulação Autonômica Cardiovascular e Exercício
Docente responsável: Prof. Dr. Hugo Celso Dutra de Souza
Neste laboratório são realizados testes de desempenho físico, metabólicos e de controle autonômico cardíaco em humanos, além de treinamentos utilizando protocolos pré-definidos. O LAFIC está localizado no Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER – USP), com uma área útil de 50 m2. O LAFIC dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: ergoespirômetro, esteira para teste de esforço com software, esteiras motorizadas para treinamento físico, cicloergômetros, monitores cardíacos, estufa, monitores de vídeo, computadores, esfigmomanômetros analógicos, esfigmomanômetros de coluna de mercúrio, estetoscópios, balança de 0-250kg, eletrocardiógrafos de 12 e de 03 derivações, equipamentos e acessórios para o treinamento físico, glicosímetros, analisadores de colesterol e triglicérides, espectrofotômetro, centrífuga, computadores, laptops, paquímetros, adipômetros e macas.
LAFEe – Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental
Docente responsável: Prof. Dr. Hugo Celso Dutra de Souza
Nesse laboratório são realizados experimentos em pequenos animais (ratos) por meio de registros da pressão arterial, frequência cardíaca e eletrocardiografia. A ênfase do laboratório é a avaliação do controle autonômico cardiovascular em situações fisiopatológicas e o efeito do exercício físico, principalmente sobre as doenças crônico-degenerativas, como a hipertensão arterial. O Laboratório localiza-se na sala B18 do prédio do Departamento de Ciências da Saúde-FMRP-USP, com uma área útil de 30 m2. O LAFEe dispõe dos seguintes materiais e equipamentos: sistema de registro de sinais biológicos de 16 canais, sistema de registro de sinais biológicos de 8 canais, sistema de registro de sinais biológicos de 4 canais – powerlab ADInstruments, sistema de Langendorff, sistema de registro de sinais biológicos por telemetria, eletrocardiógrafos para pequenos animais, transdutores de pressão para pequenos animais, sistema de pletismografia, balanças analíticas, computadores, aquário de vidro, microseringas, micropipetas, conjuntos de material cirúrgico para pequenos animais.
LARF – Laboratório de Recursos Fisioterapêuticos
Docente responsável: Prof. Dr. Rinaldo Roberto de Jesus Guirro
O LARF possibilita o desenvolvimento de pesquisas que abordam as interações dos sistemas musculoesquelético e nervoso com os recursos eletro-foto-térmicos, bem como a quantificação da transmissividade das ondas eletromagnéticas e mecânicas nos diferentes estratos biológicos. O outro foco de investigação está voltado à aferição das variáveis físicas dos equipamentos fisioterapêuticos utilizados na prática clínica. Localiza-se na sala B5 no 2o andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2. O LARF dispõe dos seguintes equipamentos: módulo condicionador de sinais EMG1000, eletrodos de EMG ativos, plataforma de força biomecânica AMTI, mini-amplificador de sinais c/ 6 canais, placas conversoras A/D, células de carga, eletrogoniometro, bioimpedância, Doppler portátil com análise espectral, oxímetro de pulso, termômetro digital, termógrafo infravermelho T300, câmaras fotográficas, algômetro, PHmetro de superfície, tanque acústico para análise tridimensional do feixe ultrassônico, hidrofones acústicos, osciloscópio, sistema de carga para aferição de equipamentos de ondas curtas terapêutico, dosímetro de laser, balança de força de radiação, equipamentos terapêuticos de ultrassom, laser e estimulação elétrica, máquina de gelo, microcomputadores, notebooks, impressoras, softwares de processamento de dados e de estatística.
Laboratório de Neuropsicobiologia e Comportamento Motor
Docente responsável: Prof. Dr. João Eduardo de Araújo
Esse laboratório de pesquisa realiza trabalhos experimentais em animais, clínicos e experimentação em humanos saudáveis. Tem como objetivo verificar os efeitos da estimulação motora, por meio de métodos ou recursos terapêuticos, analisando o comportamento e o desempenho motor. Localiza-se na sala B16 no 2o andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2.
Equipamentos disponíveis para pesquisa experimental: bomba de perfusão, microcomputadores, módulo de esteira para roedores, sistema de ensaio comportamental rota rod, sistema de ensaio comportamental campo aberto, sistema de ensaio comportamental Place Preference, sistema de ensaio comportamental, caixa de alcance, estereotáxico, sistema de ensaio comportamental monitor de atividade, filmadora handyCam, impressora, balança, câmera analógica para microscópio, jogo de filtros para fluorescência, pipetas automáticas, cursor para alojar 03 filtros de fluorescência, criostato óptico, micromotor elétrico com sistema intra rotação, softwares para processamento e análise de imagens. Equipamentos disponíveis para pesquisa clínica: eletromiografia de superfície e célula de força.
Laboratório de Fisioterapia Neurológica Adulto, Infantil e Gerontológica Docentes responsáveis: Prof. Dr. João Eduardo de Araújo, Profa. Dra. Ana Cláudia Mattielo Sverzut, Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu.
O laboratório destina-se a realização de experimentação clínica fisioterapêutica nas áreas de Neurologica Adulto, Infantil e Gerontolologia. Está localizado no Centro Integrado de Reabilitação – CIR, pertencente ao Hospital Estadual de Ribeirão Preto, vinculado ao HCFMRP/USP. Possui uma área de 100m2, divididos em 3 salas. Além dessa área o CIR disponibiliza um setor de assistência para o atendimento da população de 200m2.
Equipamentos disponíveis para a Pesquisa: microcomputadores, aparelhos de eletromiografia de superfície de 4 canais com eletrogoniometria e célula de força, plataforma de estabilometria, esteira para utilização pediátrica, monitor cardíaco 810i, impressora, podoscópio, algômetro de pressão, esfigmomanômetros, estetoscópios tipo rapaport.
Lab-Mão – Laboratório da Mão e do Membro Superior Docente Responsável: Profa. Dra. Marisa de Cássia Registro Fonseca
O Lab-Mão tem como objeto de estudo as disfunções musculoesqueléticas das estruturas do complexo do ombro, cotovelo, punho e mão e as suas alterações funcionais. Localiza-se na sala B13 no 2o andar do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com uma área útil de 26 m2. O Lab-Mão disponibiliza os seguintes equipamentos: isocinético Biodex 4.0, equipamento de laser terapêutico, microcomputador, eletromiógrafo de 8 canais, licença de softwares para biofeedback e eletromiografia, células de carga, eletrogoniômetro, dinamômetros hidráulico de preensão e pinças, aquecedor de termoplásticos e acessórios para confecção de órteses, microcomputadores e notebook.
LaBioCoM – Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor Docentes responsáveis: Prof. Dr. Renato de Moraes e Prof. Dr. Paulo Santiago
O laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de biomecânica e comportamento motor e suas interfaces, focando principalmente nos aspectos perceptivo-motores do controle da postura e da locomoção e em habilidades esportivas. O laboratório está alocado no prédio da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP, com uma área útil de 80 m2. O LaBioCoM disponibiliza três (3) plataformas de força, três (3) placas de aquisição de dados de alta resolução (16 bits) com entrada para 16 canais analógicos, software LabView e Visual3D, cinco (5) células de carga uniaxial e quatro (4) células de carga triaxiais de alta sensibilidade, três (3) sistemas de captura de movimento por imagem infravermelho (um (1) Vicon com 10 câmeras) e dois (2) OptiTrack com 20 câmeras com todos recursos para realização de coleta de cinemática em ambiente externo, um (1) sistema de eletromiografia sem fio de 16 canais (Delsys), um (1) Equitest da NeuroCom, seis (6) câmeras GoPro Hero 3+ Black Edition, duas (2) câmeras Ultra high-speed Casio Exlim FH25, cinco (5) Computadores Worksation de alta performance e dois (3) laptops de alta performance e um (1) Ultrabook, esteira ergométrica instrumentada para detecção das forças de reação do solo.
LabMovDoR – Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor Docente responsável: Profa. Dra. Thais Cristina Chaves
A proposta do LabMovDor é desenvolver pesquisas com foco no estudo do movimento e suas interações com a dor musculoesquelética. Localiza-se na Sala A15 no 1o andar no Prédio do prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O LabMovDor possui equipamentos de avaliação observacional em ergonomia e análise postural (máquinas fotográficas digitais, fundo fotográfico e tripé fotográfico), equipamentos de avaliação psicofisiológica (algômetro) e avaliação da atividade elétrica dos músculos (Eletromiógrafo de Superfície). Dentre as temáticas que estão no foco das atividades do LabMovDor destacam-se: 1) pesquisas sobre como a percepção de dor pode influenciar ou ser influenciada pelo movimento; 2) estratégias de avaliação e intervenção baseadas no movimento e como essas estratégias estão associadas à percepção de dor; 3) estratégias de avaliação da dor e dos aspectos psicossociais relacionados à dor (testes funcionais, questionários, escalas), bem como dos padrões mentais envolvidos/relacionados à experiência dolorosa, que podem influenciar o desempenho durante a execução do movimento humano ou estratégias de intervenção baseadas no movimento e 4) pesquisas que buscam entender o ser humano e sua funcionalidade dentro da perspectiva de que a experiência da dor é multissensorial e codificada pelo cérebro. Dessa maneira, um dos focos do LabMovDor é entender os padrões de processamento da dor pelo cérebro. Em termos práticos o LabMovDor tem se dedicado a pesquisas que envolvem indivíduos com dor musculoesquelética nos ambientes clínico (Disfunção Temporomandibular, Dor lombar crônica e Disfunção da coluna cervical) e do trabalho.
LAIDEF – Laboratório de Avaliação e Intervenção em Dermatofuncional Docente responsável: Profa. Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro
O LAIDEF tem como função possibilitar estudos envolvendo avaliação, convalidação e intervenção de recursos físicos em disfunções que afetam direta ou indiretamente a pele, e está localizado na Sala 7B no 2º andar no Prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os estudos desenvolvidos no LAIDEF possibilitam o desenvolvimento e análise de protocolos de intervenção tanto da área de prevenção quanto de terapêutica, utilizando-se de recursos eletro-foto-térmicos e cinesioterapêuticos nos sistemas neuromuscular e esquelético, com foco nas disfunções decorrentes do diabetes e câncer de mama. Estão disponíveis no LAIDEF os seguintes equipamentos: termógrafo infravermelho T450, Doppler portátil com análise espectral, plataforma de pressão TekSan, dinamômetro Jamar, durometro, cutometer MPA580, monitor cardíaco polar, pletismógrafo infravermelho, analgesimetro digital Von-frey, perineômetro de pressão, perineômetro de força, pletismógrafo infravermelho, balança antropométrica, balança de precisão, maca, simetrógrafo, pletismógrafo a água, trenas de precisão com pesos, estesiômetros, módulo condicionador de sinais de 6 canais, máquina fotográfica digital, cronômetros, equipamentos terapêuticos de estimulação elétrica, ultrassom de imagem e ultrassom terapeutico e laser, notebooks, impressora, computadores, softwares de processamento de imagens e de estatística.
LACIDH – Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano Docente Responsável: Prof. Dr. Enrico Fuini Puggina
O Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, caracteriza-se como uma estrutura dedicada à investigação em medidas e em avaliação, do desempenho do movimento humano. Os estudos envolvem respostas agudas e crônicas ao esforço e ao treinamento físico em diferentes populações, no contexto esportivo e da saúde.
Parque de Equipamentos: Dentre os principais equipamentos, destacam-se o Dinamômetro Isocinético (BIODEX Sysrem 4 Pro) utilizado para mensurações diversas das funções musculares. Densitômetro (iDXA, GE) de última geração, para exames de Absorciometria de Raio X de Dupla Energia (IDXA), para varredura corporal total e regional de tecidos magro, de gordura e ósseos. Conjuntos de Foto Células para cronometragem de elevada precisão, Tapetes sensorizados para determinação de potência de saltos, Bioimpedância elétrica, dinamometria regional e multifuncional, espirômetro, para além de diversos equipamentos destinados à medidas antropométricas, morfo funcionais e de resposta ao treinamento, capacidade contrátil muscular tanto de forma dinâmica quanto estática. Finalmente, o laboratório é equipado com equipamento de eletromiografia, que por meio da técnica de pulso interpolado são utilizados para a detecção da fadiga muscular central e periférica.
Laboratório de Investigação Sobre Percepção Auditiva e de Fala Docente responsável: Profa. Dra. Ana Cláudia Mirândola Barbosa Reis
Nesse laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa a partir dos núcleos temáticos: Audição Humana, Processos Perceptuais Auditivos, Percepção de Fala, Processamento Auditivo e Processamento da Fala, com enfoque nas linhas de pesquisa: Procedimentos Audiológicos no Diagnóstico diferencial dos Distúrbios de Audição, Saúde Auditiva, Dispositivos Eletrônicos aplicados à surdez, Processamento Auditivo e Procedimentos de Avaliação do Processamento da Fala. Está localizado à Rua das Paineiras – Casa 18 e dispõe de equipamentos compartilhados com outros pesquisadores (Profas Adriana Ribeiro Tavares Anastásio e Sthella Zanchetta) como cabina acústica Vibrason VSA 40S, Audiômetro de dois canais modelo Madsen Astera, Imitanciômetro Otometrics Zodiac 901, duas caixas/amplificadores Acústica Orlandi, sistema de aquisição de imagens, sistema de análise de imagens, computadores e impressora.A maioria dos projetos de pesquisa que envolve usuários de dispositivos eletrônicos aplicados à surdez é desenvolvido nas dependências do Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia – CEOF, associando as atividades de assistência e pesquisa. Neste cenário temos à disposição para realização das pesquisas duas salas que dispõe dos seguintes materiais e equipamentos:
– Cabina nº1/CEOF – sala revestida com material para isolamento acústico e elétrico, dois microcomputadores, impressora, câmera de vídeo digital, dois equipamentos para realização de Potenciais evocados auditivos (equipamento Navigator Pro, Biologic®, software EP 317 e Smart EP – Inteligent Hearing Sistem), um equipamento para realização das Emissões Otoacústicas (Smart EOA), uma poltrona reclinável, uma TV, um CD player, caixa de amplificação para apresentação de estímulos em campo livre e mobiliário necessário.
– Cabina nº 6/CEOF – cabina acústica Vibrason VSA 40S, Audiômetro de dois canais modelo Otometrics Astera2, Imitanciômetro Otometrics Zodiac 901, duas caixas/amplificadores Acústica Orlandi, CD Teste com lista de Sentenças em Português para testes com e sem ruído competitivo (Costa, 1998),
– Sala de atendimento nº 17: Sistema de telemetria , HiPro, computadores e sapatas para ajustes/programação dos aparelhos de amplificação sonora individual e próteses implantáveis (implante coclear e próteses ósteo ancoradas).