Em consonância com as Diretrizes de Internacionalização da Pós-Graduação da USP o PPGRDF desde de sua criação exibe importantes indicadores neste campo.
Os orientadores do PPGRDF possuem colaborações internacionais de pesquisa e realizam com frequência estágio de pesquisa no exterior. Além disso a mobilidade dos estudantes e docentes tem sido incentivada e viabilizada por meio de ações da USP e dos programas das agências de fomento externas especialmente FAPESP, CAPES e CNPq.
O Programa oferece algumas disciplinas ministradas em colaboração com renomados pesquisadores estrangeiros e cada vez mais busca o oferecimento de disciplinas também em inglês. Um número crescente de alunos estrangeiros tem ingressado no programa e esforços tem sido empreendido na preparação dos estudantes para participação crescente em eventos científicos nacionais. O PPGRDF criou recentemente uma disciplina que objetiva oferecer a oportunidade de treinamento para apresentações internacionais em inglês.
O programa busca cada vez mais contribuir para efetivação de acordos bilaterais de cooperação com instituições estrangeiras, de modo a favorecer a mobilidade internacional de alunos e docentes e as redes internacionais de pesquisa.
Acesso de alunos estrangeiros ao Programa
Alunos estrangeiros poderão desenvolver parte de suas atividades a distância. O programa possui uma flexibilidade para o acolhimento de alunos estrangeiros, podendo oferecer disciplinas em inglês e ferramentas de ensino a distância.
O Planejamento e desenvolvimento do projeto de pesquisa deverá ser definidos em acordo com o orientador do Programa.
Entre em contato com a Comissão de Relações Internacionais da FMRP/USP, para obter maiores orientações : https://crint.fmrp.usp.br/en/
Conheça mais sobre as ações da USP para internacionalização da Pós-Graduação acessando o link: http://www.prpg.usp.br/pt-br/internacionalizacao/internacionalizacao