Bolsas CAPES
O Programa dispõe de uma quantidade limitada de cotas de bolsas CAPES para Mestrado e Doutorado. Assim, quando há disponibilidade de cotas, é realizada uma seleção, divulgada aos alunos matriculados através do e-mail do Programa. Abaixo, seguem os critérios gerais de atribuição de bolsas CAPES do PPG-Reabilitação e Desempenho Funcional/FMRP.
– Serão elegíveis para receber a bolsa de mestrado ou doutorado os alunos que comprovem a solicitação de bolsa à FAPESP.
– Serão priorizados para concorrência da bolsa os alunos cujos laboratórios não tenham nenhuma bolsa ou que tenham o mesmo número mínimo de bolsas entre os laboratórios.
– As bolsas serão computadas e atribuídas aos laboratórios separadamente por nível de mestrado ou doutorado e serão destinadas somente aos alunos de orientadores permanentes do PPG-RDF/FMRP.
– Na classificação e ranqueamento, será considerado o mérito dos candidatos à bolsa, verificado pelo número de artigos científicos publicados, a qualidade dos artigos avaliados e a qualidade da revista, considerando a indexação da mesma e percentil, recebendo maior pontuação os artigos com maior classificação de acordo com as normas vigentes da CAPES. Também será considerada a posição do aluno na autoria, ou seja, sendo considerado a primeira, segunda, penúltima ou última autoria.
– Alunos com dedicação exclusiva ao PPG-RDF/FMRP, que não possuam vínculo empregatício e que não recebam outras modalidades de bolsas permitidas nos termos da Portaria CAPES Nº 133/2023, terão uma pontuação adicional no processo seletivo.