Normas para os Exames de Qualificação do PPG-RDF.

 

VII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado. A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa neste regulamento (itens VII.1.1, VII.2.1 e VII.3.1). O exame de qualificação deverá ser realizado no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição. O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa. A comissão examinadora de exame de qualificação, tanto para Mestrado quando para Doutorado e Doutorado Direto, deve ser constituída por três examinadores, com titulação mínima de doutor, sendo que um deles deverá ser orientador pleno do Programa.

VII.1 Mestrado

VII.1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 15 (quinze) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter concluído 10 créditos em disciplinas, obedecendo o calendário estabelecido pelo programa e divulgado na página do programa na Internet.
VIII.1.2 O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) estudante em executar seu projeto de pesquisa.
VII.1.3 No Mestrado, o exame consistirá na apresentação oral do andamento do projeto de pesquisa e das atividades acadêmicas, com duração de aproximadamente 30 minutos (permitida a variação de 10 minutos para mais ou para menos). A apresentação oral será avaliada pela Comissão Examinadora designada pela CCP em sessão pública, com duração máxima de 03 (três) horas.
VII.1.4 Os documentos do exame de qualificação serão analisados em reunião ordinária da Comissão Coordenadora do Programa.

VII.2 Doutorado

VII.2.1 O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter concluído 15 créditos em disciplinas. O exame consistirá na: a) apresentação oral formal do manuscrito, com duração aproximada de 30 minutos, permitida a variação de 10 minutos para mais ou para menos; e b) apresentação oral formal de um tema relacionado à linha de pesquisa em que está inserido o projeto, com duração aproximada de 40 minutos, permitida a variação de 10 minutos para mais ou para menos. A lista de temas será divulgada na secretaria do Programa e na página do Programa de Pós-Graduação, sendo sorteado com 24 horas de antecedência à apresentação. As apresentações orais e o manuscrito serão avaliados pela Comissão Examinadora designada pela CCP em sessão pública, com duração máxima de 03 (três) horas.
VII.2.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.
VII.2.3 Para o Doutorado, é exigida a entrega de manuscrito não submetido para publicação referente ao seu projeto de pesquisa, o qual será avaliado pela Comissão Examinadora.

VII.3 Doutorado Direto

VII.3.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter concluído 20 créditos em disciplinas.
VII.3.2 O objetivo do exame de qualificação bem como as normas de realização do exame será o mesmo do Doutorado.
VII.3.3 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.